Morre em Balneário Camboriú o empresário chapecoense Joaquim Néri
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) lamentaram o falecimento de um dos mais tradicionais empresários de Chapecó, Joaquim da Silva Néri – ex-proprietário da Casas Néri, uma das mais antigas empresas do comércio lojista de Chapecó – ocorrido nesta sexta-feira (dia 17) em Balneário Camboriú.
O empresário tinha 81 anos de idade e foi vítima de tumor nos pulmões. Era casado com dona Lídia Romanini Néri, já falecida, com quem teve três filhas.
Empresário do setor de confecções, teve intensa vida comunitária. Foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) na gestão 1986/1990 e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) gestão 1990/1993. Foi membro do Conselho Fiscal do Sicom e vice-presidente da Federação dos Lojistas de Santa Catarina (FCDL), por duas gestões. Presidiu o Clube Recreativo Chapecó, foi um dos fundadores do Country Club e da Sociedade Amigos de Chapecó, conselheiro da Associação Chapecoense de Futebol e presidiu, em quatro oportunidades, a Comissão de Indústria e Comércio da Efapi. Ao lado de sua esposa Lídia foi um dos fundadores da APAE de Chapecó. Em 1995, foi agraciado como Empresário do Ano Troféu Nelson Galina.
Os presidentes da ACIC (Josias Mascarello) e da CDL (José Carlos Benini) manifestaram pesar pela perda de uma liderança que estimulou o crescimento econômico do município e o fortalecimento da solidariedade na sociedade civil, tendo prestado permanente colaboração com as entidades empresariais e comunitárias.
Joaquim era natural de Água Doce. Veio a Chapecó para trabalhar nas Casas Pernambucanas e logo depois iniciou o próprio negócio no ramo de confecção. Construiu o primeiro prédio com elevador de Chapecó, na avenida Getúlio Vargas, onde até hoje funciona a Casas Néri. A rede de lojas chegou a ter 14 filiais em várias cidades catarinenses.
Joaquim da Silva Néri – ex-proprietário da Casas Néri | Foto: Arquivo Diário do Iguaçu