Conheça: 7 bandas regionais
A música carrega um grande e importante caráter emocional, cultural e intelectual. Quando falamos de música regional, enaltecemos a arte de quem está próximo de nós e expressa, através de influências e particularidades, sua própria visão sobre o ambiente que o cerca – e, consequentemente, nos cerca.
Conheça o trabalho de sete bandas regionais:
Transcendental Cid (Chapecó)
Integrantes: Cupin (contrabaixo e efeitos), Iago (teclado e sintetizador) e Jonathan (bateria)
Canal no YouTube: Transcendental Cid
Página no Facebook: Transcendental Cid
Gênero musical: Experimental
A música: É quase completamente instrumental e se baseia nos sentimentos presentes no momento da composição. O contato direto da produção com as emoções leva a um processo criativo constante, que tem como influência livros, filmes, amigos e vivências. A ausência de letras dá ao ouvinte autonomia para interpretar a canção de forma particular.
Produções: A banda está produzindo seu primeiro álbum, que em breve será disponibilizado em todas as mídias sociais, junto com as cópias físicas para venda. Podem ser conferidos, também nas mídias sociais, a divulgação de outros projetos e apresentações.
Isso é Ócio (Chapecó)
Integrantes: Pedro Brito e Ronei Zanette (músicos e compositores)
Canal no YouTube: Isso é Ócio
Página no Facebook: Isso é Ócio
Gênero musical: MPB, Sulina, Estrangeira
A música: Influenciados pelas produções musicais dos anos 50, 60, 70 até os recentes anos 2000 em diante, o objetivo da banda não se priva ao cantar – eles querem contar histórias.
Produções: A banda está produzindo um DVD que deve ser lançado entre Agosto e Outubro de 2016. Outras produções estão disponíveis na página do Facebook e no canal do YouTube.
Variantes (Chapecó)
Integrantes: André Luiz Morandini Nicaretta (bateria), Gustavo Faccio (guitarra base e vocais), Lucas da Rocha Ferreira (baixo), Jakson Kreuz (teclado), Willian Luersen do Nascimento (guitarra)
Canal no YouTube: Variantes
Página no Facebook: Variantes
Gênero musical: Rock
A música: As letras e instrumentais das canções são muito valorizados e procuram empolgar o ouvinte. Influenciados por músicos como Raul Seixas e Tim Maia e bandas como os Rolling Stones, o objetivo da banda é criar uma discografia significativa para novas gerações, para o estado e para o país.
Produções: EP “O Moderno é o 50tão” (2005), disco “Variantes” (2008), disco “Com Prazer” (2011), Disco “Tudo Acontece” (2014). O último disco, lançado em 2014, também possui versão em vinil.
Duranggos (Chapecó)
Integrantes: Rafael Panegalli (voz e baixo), Juliano Gaitaman (guitarra e voz), Felipe Tomazini de Souza (bateria)
Conta no Soundcloud: Duranggos
Página no Facebook: Duranggos
Gênero musical: Rock, Punk, Stoner, Metal, Alternativo
A música: São influenciados por bandas como Misfits, Ramones, Motorhead e Queens of The Stone Age. Os dois EPs da banda, “Baleado Mas Atirando” e “Kabra”, foram gravados e mixados pelos próprios integrantes com supervisão, edição e direção do guitarrista/vocalista Juliano Gaitaman.
Produções: EP “Baleado Mas Atirando” (2013), EP “Kabra” (2015) e os singles “Entidade” e “Ainda Não Tô Legal”. Todo o material está disponível para streaming e download no perfil da Duranggos no Soundcloud.
John Filme (Chapecó)
Integrantes: Akira Fukai (guitarra), Fernando Paludo (bateria)
Canal no YouTube: John Filme
Página no Facebook: John Filme
Gênero musical: Transgênero
A música: Procuram, através de referências inumeráveis, a aproximação para com o ouvinte, fazendo-os sentir “à beira do penhasco e a felicidade plena” – segundo palavras da própria banda.
Produções: CD “Jaromtom” (2014), EP “Selfie” (2015), “Elegância Modas para Garotas Ciclistas”, com Marcelo Mendes (2016).
O Doce (Xaxim)
Integrantes: João Paulo Orço (contrabaixo, teclado, violino, voz), Marciano Júnior Maraschin (guitarra e voz), Marcelo André Carraro (percussão)
Canal no YouTube: O Doce
Página no Facebook: O Doce
Gênero musical: Hard Rock “Setentista”
A música: Influenciados por bandas de Hard Rock, Blues Rock e Psicodelismos famosas entre os anos de 1967 e 1979, O Doce deseja enaltecer um gênero musical que nunca teve evidência ou recebeu a atenção das grandes mídias. A ideia é absorver e deleitar o ouvinte com letras que falam de amor, sentimentos, angústias e evolução espiritual com o auxílio do instrumental que beira o “virtuosismo”.
Produções: A banda está produzindo seu primeiro EP, com composições autorais, que será lançado em breve e divulgado nas redes sociais.
Marujo Cogumelo (Xanxerê)
Integrantes: Kassio Canan (voz), Lucas Martarello (guitarra), Vinícius Lovatel (teclas), Cristian Pelizza (baixo), André Castaman (saxofone)
Canal no YouTube: Marujo Cogumelo
Página no Facebook: Marujo Cogumelo
Gênero musical: Rock
A música: A ideia é registrar tudo que acontece durante os ensaios – tudo que ocorre nesses momentos é valioso porque conta a história do que se passa no momento, do lugar onde vivemos e da própria música. Os registros se transformam no compartilhamento de emoções e sentimentos com o ouvinte. As influências vão das bandas clássicas, como Beatles e Mutantes, até bandas mais recentes como The Black Keys e Alabama Shakes.
Produções: EP “Marujo Cogumelo” (2009), “Jardim das Américas” (2010), vinil compacto com duas faixas inéditas – “Old Funky Rooster” e “Sangue Blue” – (2011) e “Hiato” (2016).
Conhece alguma banda/músico regional autoral e gostaria de divulgar seu trabalho? Manda pra gente!
oguarany@hotmail.com