Leitura: 5 livros para crianças
A leitura é um hábito simples que proporciona uma série de benefícios. Se uma criança é estimulada à leitura, principalmente nos primeiros anos de vida, ela está mais propensa ao desenvolvimento pessoal, à criatividade e ao aprendizado.
Confira cinco indicações de livros infantis e seus respectivos benefícios para a desenvoltura do leitor:
Coração de Tinta (2006)
Autora: Cornelia Funke
Gênero: Aventura, Fantasia
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: “Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica.”
Benefícios: O livro é ideal para crianças acima dos 10 anos, que estão sendo introduzidas à literatura. A obra apresenta, ao longo da narrativa, diversos livros infantis e infanto-juvenis de gêneros diversos que podem chamar a atenção do leitor e conduzi-lo a outras histórias. A narrativa da aventura é simples, interessante e envolvente. Os personagens são cativantes e o leitor tem a possibilidade de identificação com a personagem principal, Meggie, que também é uma criança.
Diário de Um Banana (2008)
Autor: Jeff Kinney
Gênero: Ficção Juvenil, Humor
Editora: Vergara & Riba
Sinopse: “Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, em que fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em 'Diário de um Banana', Greg nos conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular.”
Benefícios: Possui uma narrativa simples, engraçada e adaptada com as ilustrações do próprio autor. O livro retrata os problemas e o universo de uma criança no ensino fundamental, o que possibilita a total identificação e envolvimento do leitor – principalmente se ele tiver mais de oito anos de idade. O personagem principal também cresce ao logo da série do Diário de Um Banana (que já está em seu 10º volume), ou seja, ele e o leitor podem se desenvolver ao mesmo tempo.
O Jardim Secreto (1911)
Autora: Frances Hodgson Burnett
Gênero: Literatura Infantil, Romance
Editora: Editora 34
Sinopse: “A clássica história de Mary, uma órfã de 10 anos que vai viver com o tio em um casarão na Inglaterra. Lá encontra Dickon, um menino que conversa com as plantas e os animais, e Colin, um pequeno lorde, doente e isolado em um dos quartos. A amizade das crianças e o contato com a natureza operam uma surpreendente transformação em todos da casa.”
Benefícios: A história é um exercício de reflexão e compaixão. Com uma narrativa muito delicada e ilustrações cativantes, o livro narra o desenvolvimento de três crianças com personalidades totalmente diferentes – o que aumenta a possibilidade de identificação do leitor. É um conto que usa o crescimento de um jardim quando cultivado para explicar sutilmente o desenvolvimento da alma quando a criança dá e recebe amor. Outros livros da autora, como “A Princesinha”, seguem a mesma linha.
A Bússola de Ouro (1995)
Autor: Philip Pulman
Gênero: Ficção, Aventura
Editora: Objetiva
Sinopse: “O primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, se passa em um mundo muito parecido com o nosso — mas com algumas curiosas diferenças. Ciência e religião se confundem. Todo ser humano possui um deamon, um animal inseparável que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe fazê-lo funcionar. Lyra é uma menina levada que vive na tranquila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger, some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores. Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.”
Benefícios: É uma história um pouco mais complexa, indicada a crianças maiores de 10 anos. A personagem principal é bastante crítica e curiosa, o que influencia a criança na busca por conhecimento. A narrativa é envolvente e convida o leitor a participar da aventura e ler a continuação da obra, que se estende por outros dois livros da série: “A Faca Sutil” e “A Luneta Âmbar”. A escrita do autor, apesar de simples, apresenta novas palavras e expressões que podem ajudar no desenvolvimento da redação da criança.
Coraline (2002)
Autor: Neil Gaiman
Gênero: Fantasia, Terror
Editora: Rocco
Sinopse: “Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus 'outros' pais. Na verdade, aquele parece ser um 'outro' completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.”
Benefícios: Diferente do convencional, a obra é um “terror para crianças”. Mescla mistério, aventura e ficção, influenciando no desenvolvimento da criatividade. Os personagens são muito interessantes, a narrativa é muito convidativa e influencia a imaginação – impossível largar o livro uma vez que se começa a ler.