Meditação: Conheça o Mindfulness
O termo “meditar” vem do latim “mederi”, que significa “tratar, curar, dar atenção médica a”. Meditar, então, é tratar a mente usando a atenção como antídoto. As técnicas de meditação são muito variadas e bastante antigas – derivadas principalmente das tradições orientais como a yoga e o budismo.
Meditar não se trata simplesmente de sentar-se em posição de lótus e atingir a iluminação. Esvaziar a mente por completo é quase um mito, dado que a condição humana é frequentemente a dispersão. O método Mindfulness (ou “atenção plena”) consiste no contrário do que é comumente dito sobre meditar – nesse caso, a mente é “preenchida”. Saiba mais sobre a técnica e sua aplicação:
O que é o Mindfulness?
O Mindfulness consiste na percepção aberta e sem julgamentos do que ocorre no presente. A total consciência sobre o que se passa no ambiente externo e/ou interno. Fazer o possível para que a mente não se disperse, e sim seja conduzida a um ambiente tranquilo de percepção.
No cotidiano, a mente entra numa espécie de transe automático que não apresenta propósito. Os pensamentos são simplesmente recebidos, e não refletidos. O estado Mindfulness diz respeito a estar plenamente consciente sobre si mesmo, percebendo a sensação de movimentos corporais ou apreciando o sabor de um alimento, por exemplo.
Jon Kabat-Zinn, um dos responsáveis pelo compartilhamento de exercícios mindfulness no ocidente em prol da saúde, define a prática como “A simplicidade em si mesmo. Parar e estar presente”.
Os Benefícios da Prática
A técnica de meditação Mindfulness possui benefícios cientificamente comprovados. Ajuda no combate da ansiedade, da depressão, da irritabilidade e do stress. Mindfulness melhora o sono, impulsiona a criatividade e aumenta a resistência física e emocional. Essa técnica também é utilizada em pacientes com doenças terminais e dor crônica, além de crianças com problemas de concentração.
Como Exercer o Mindfulness
Para a prática efetiva desse tipo de meditação, devem-se reservar alguns minutos em sua agenda diária. A quantidade de tempo varia de acordo com seu progresso e pode ir de 5 a 30 minutos num processo gradual.
São preferíveis locais silenciosos e com poucas distrações. A coluna deve ficar ereta e a posição deve ser confortável – deitado ou sentado. Os olhos podem ficar abertos observando um ponto fixo, ou fechados.
Os benefícios da meditação ocorrem mais rapidamente quando a prática é regular e diária. Se houver dificuldade de concentração inicial, é recomendado o uso de meditações áudio-guiadas (disponíveis no YouTube).
Formas de Aplicação
A prática Mindfulness trabalha com o que chamamos de “mente de iniciante”. Ter uma mente de iniciante consiste em enxergar e analisar as coisas como se estivéssemos fazendo isso pela primeira vez. Em outras palavras, observar o mundo e as coisas com curiosidade, de forma aberta e sem julgamentos.
O Mindfulness pode ser aplicado durante as refeições. Você pode, por exemplo, observar a comida e concentrar-se exclusivamente nela. Ver quais são as cores, sentir as texturas, a temperatura e o sabor. Lembre-se na ausência de julgamentos. Não pense se algo é bom ou ruim, belo ou feio. Apenas sinta os sabores. Apenas esteja presente.
Também é um exercício de atenção plena concentrar-se total e somente em sua respiração. Sentir o ar chegar aos pulmões. Observar o movimento da musculatura enquanto ocorre a inspiração, sempre procurando ficar livre de distrações. Se sua mente se dispersar, conduza lentamente sua atenção de volta à respiração.
Outras pessoas também podem ajudar durante a prática de Mindfulness. O objeto da atenção plena pode tornar-se uma conversa quando ouvimos com detalhes tudo que o outro nos diz. Apenas preste atenção, sem deixar a mente correr para lados que não sejam a conversa. Veja como quem fala usa as palavras, o que aquelas palavras significam. Lembre-se, novamente, da ausência de julgamentos. Simplesmente ouça e compreenda o que é dito pelo outro.
Apesar dos exercícios específicos, você pode desenvolver suas próprias técnicas de Minfulness buscando objetos que permitam o foco e a atenção. A técnica pode ser praticada com qualquer coisa que permita a presença e consciência completa da mente por alguns momentos.
A prática de Mindfulness por cinco, dez ou quinze minutos diários ajuda no estado de consciência e presença do cérebro, fazendo com que o foco seja atingido de forma cada vez mais fácil.
Para mais informações sobre a prática e suas aplicações, visite o site oficial da técnica Mindfulness no Brasil.