Dia Mundial da Fotografia: 5 renomados fotógrafos nacionais
19 de Agosto é o Dia Mundial da Fotografia. A data, que existe desde 1839, surgiu na França após a invenção do “daguerreotipo” – um aparelho fotográfico que fixava as imagens obtidas na câmara escura numa folha de prata sobre uma placa de cobre.
No Brasil, a fotografia veio com a chegada do daguerreotipo em 1839 e foi divulgada pelo francês Hercule Florence, residente de Campinas. De lá até aqui, a fotografia brasileira gerou uma extensa lista de fotógrafos reconhecidos nacional e mundialmente.
Conheça cinco renomados fotógrafos nacionais:
Sebastião Salgado
Nascido em Minas Gerais, Sebastião Ribeiro Salgado é formado e realiza doutorados na área de fotografia. Entre 1977 e 1984, realizou viagens pela América Latina com o objetivo de documentar condições de vida de camponeses e índios, registradas na obra Autres Ameriques. Durante seus trabalhos com o grupo Médicos Sem Fronteiras em 1980, o fotógrafo registrou os efeitos da seca em Sahel, na África.
Sebastião já publicou mais de dez obras e possui alguns dos principais prêmios de fotografia do mundo.
Chico Albuquerque
Francisco Afonso de Albuquerque nasceu em Fortaleza no ano de 1917. Filho de fotógrafos, teve o primeiro contato com a fotografia aos 15 anos de idade, quando produziu um curta-metragem. Chico foi o responsável pela abertura do mercado fotográfico publicitário no Brasil e também importou o primeiro equipamento de flashs eletrônicos do país, em 1958.
O fotógrafo faleceu em Dezembro de 2000, vítima de um enfarte.
Walter Firmo
O fotógrafo carioca Walter Firmo Guimarães da Silva é famoso por retratar ícones como Dona Ivone Lara, Cartola e Pixinguinha. Nas fotos de Walter, destacam-se as cores e seus tratamentos. O fotógrafo fez parte da primeira equipe da revista Realidade e foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte) em 1980.
João Bittar
João Bittar era paulistano e iniciou sua carreira como fotógrafo aos 17 anos já atuando em grandes órgãos de imprensa como Folha de São Paulo, Veja, Isto É e Época. João fez parte da comissão julgadora do Prêmio Esso de Jornalismo e criou a agência Angular Fotojornalismo.
Faleceu em Dezembro de 2011, vítima de infarto.
Pedro Martinelli
Pedro José Martinelli começou sua carreira como fotógrafo em meios jornalísticos, passando pela revista Veja e pelo jornal O Globo. Os principais trabalhos de Pedro envolvem o contato do homem branco com os índios Panará e a documentação da vida do homem na Amazônia, à qual se dedica desde 1994. Entre seus livros estão Mulheres da Amazônia (2004) e Amazônia o Povo das Águas (2000).