Núcleo da Mulher Empresária da ACIAX participa de encontro estadual
Xaxim - Mulheres empresárias, empreendedoras e profissionais liberais de todo o Estado, participaram em Florianópolis do Empreende Mulher Catarinense. Representaram a ACIAX (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim) e o Núcleo da Mulher Empreendedora, três xaxinenses. O evento que aconteceu no último dia 15, comemorou o Dia Estadual da Mulher Empresária, celebrado em 17 de agosto.
O Empreende Mulher Catarinense foi promovido pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Participaram do evento cerca de 600 mulheres. Xaxim foi representado pelas empresárias Solange Oro, integrante do Conselho Fiscal da ACIAX; Erci Mariani Matiello, Coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária e a integrante do Núcleo, Elis Morelatto.
A programação contou com cases, palestras e muita informação sobre o universo feminino empreendedor. A abertura do encontro foi prestigiada pelo presidente da Facisc, Ernesto João Reck; o diretor financeiro, Doreni Caramori; o vice-presidente da indústria, André Gaidzinski; e a vice-presidente de educação empreendedora e Presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária, Neiva Kieling. Também estiveram a Deputada Estadual Ana Paula Lima e a Deputada Federal Carmem Zanotto.
A Coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da ACIAX, avalia o encontro: “O evento foi muito bom. O aprendizado que tivemos foi importante. A programação contou com paineis de mulheres de destaque, que mostraram o potencial e a força de mulheres de destaque. Nos Estados do Rio Grande do Sul e Pernambunco, as Federações Empresarias, são presididas por mulheres e elas são muitos respeitadas, com uma participação muito importante. No dia a dia, a gente vê muita disputa entre homens e mulheres, masculino e feminino. No entanto, as mulheres querem o espaço na mesma proporção que os homens, tendo as mesmas oportunidades e a mesma valorização profissional e empreendedora. Então, isso para mim foi o ponto chave do evento, a mulher fazendo o seu espaço,” relata Erci.
Um dos destaques do Empreende Mulher Catarinense, foi a palestra máster e debate com Angela Hirata. Com o tema Do empreendedorismo a Gestão Executiva – Como Fazer Acontecer, Angela apresentou o case Havaianas e sua história de sucesso. “Levo para minha vida pessoal o exemplo dela. Uma senhora encantadora nas palavras. De uma humildade e simplicidade que nos faz repensar que não somos nada, absolutamente nada diferentes de ninguém. O que nos torna diferente, é termos essa humildade, essa capacidade de empreender e de reverter quando nos deparamos com um produto, uma prestação de serviço ou uma dificuldade no segmento onde estamos inseridos. Perceber que o negócio pode estar com os dias contados e reinventar. Isso foi dito nas palavras de Angela, de uma maneira tão simples, mas que mexeu com todos,” conta Erci.