top of page

Luto: Morre em Chapecó o empresário Arduino Galina

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) comunica, com profundo pesar, o falecimento do seu ex-presidente ARDUINO GALINA, ocorrido às 15h30 desta segunda-feira (7), em sua residência.

O corpo será velado na Funerária Wolff a partir das 19 horas desta segunda-feira, de onde sairá em cortejo fúnebre às 14 horas de amanhã (terça-feira) para o Cemitério Jardim do Éden.


O comendador Arduino Galina tinha 97 anos, era viúvo de Etelvina Galina e pai de Nelson Antonio Galina e Ricardo Galina, e avô de Ricardo Filho, Alessandro e Fernanda.


Arduino Galina era natural de Nova Prata (RS), chegou a Chapecó em 1958. Presidiu a ACIC no período 1978-1983 e coube a ele o desafio de viabilizar a aquisição e o pagamento da primeira sede própria da Associação.

Teve forte atuação comunitária especialmente nas décadas de 1970 e 1980, época em que o associativismo empresarial era, ainda, incipiente e os dirigentes precisavam exercer forte liderança pessoal para encaminhar reivindicações, pleitos e campanhas em defesa dos interesses da comunidade.


A vida de Arduino Galina está fortemente vinculada à ACIC. Seu filho Nelson foi um dos mais dinâmicos presidentes da Associação (período 1990/1992), faleceu tragicamente em acidente de trânsito no dia 14 de abril de 1993 e deu nome ao troféu Nelson Galina, entregue anualmente ao Empresário do Ano. Ricardo Galina foi presidente do Conselho Deliberativo em 2007. O neto Ricardo Galina Filho foi membro da Diretoria Executiva.

A ACIC assinala que a trajetória pessoal e a atuação de ARDUINO GALINA na Associação Empresarial e nas demais entidades de intermediação social orgulham o empresariado chapecoense, enriquecem a história da instituição e fornecem luz para as novas gerações.


Arduino Galina

bottom of page