Sexta-Feira 13: 10 filmes aterrorizantes
13 de Abril de 2018! A primeira sexta-feira 13 do ano. O sinônimo supersticioso de azar possui origens variadas em diversos países, perpetuando na cultura pop desde seus primórdios.
O Guarany selecionou 10 filmes clássicos e atuais aterrorizantes para quem vai passar essa noite assombrosa em casa. Confira:
“A Bruxa” (2016)
Título original: “The Witch”
Diretor: Robert Eggers
Gênero: Terror, Terror Psicológico
Sinopse: “Em uma fazenda no século 17, a histeria religiosa toma conta de uma família que acusa a filha mais velha pelo desaparecimento do seu irmão ainda bebê.”
Bem avaliado pela crítica, “A Bruxa” envolve mitologia, ocultismo, religião e folclore. Bem avaliado pela imprensa e críticos de cinema, o filme beira um terror psicológico.
“Os Outros” (2001)
Título original: “The Others”
Diretor: Alejandro Amenábar
Gênero: Terror, Mistério, Drama
Sinopse: “Durante a Segunda Guerra, a devota Grace aguarda com os filhos o retorno do marido dos campos de batalha. Isolados em uma mansão numa ilha deserta, passam a observar estranhos acontecimentos ao seu redor.”
Avaliado por críticos profissionais, “Os Outros” alcançou a pontuação de 74% no Metacritic (famoso website americano). Com pouquíssimos efeitos computadorizados, o filme prende e conduz o telespectador a um fim chocante e comovente.
“O Babadook” (2014)
Título original: “The Babadook”
Diretora: Jennifer Kent
Gênero: Terror Psicológico, Drama
Sinopse: “Amelia, viúva e ainda atormentada pela violenta morte do marido, tenta lidar com o medo de monstros que aterroriza seu único filho, o pequeno rebelde Samuel, e enfrenta dificuldades em amar o garoto. Após encontrar um misterioso livro, o menino, certo de que há um monstro que deseja matá-lo, começa a agir irracionalmente para o desespero de sua mãe. Mas logo Amelia percebe que realmente há uma sinistra presença na casa e ao redor deles.”
Repleto de metáforas que fazem referência à dor da perda, o horror de “O Babadook” não se priva aos sustos e imagens assustadoras, abordando o psicológico de maneira sutil e envolvente.
“Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio” (1983)
Título original: “The Evil Dead”
Diretor: Sam Raimi
Gênero: Horror, Terror Sobrenatural
Sinopse: “Ashley e um grupo de amigos vão para uma casa na floresta para uma noite de diversão. Lá, encontram um velho livro que, quando lido em voz alta, desperta a morte. Os amigos acabam libertando uma corrente de demônios e agora terão que lutar por suas vidas ou acabarão como um deles.”
Censurado em países como Finlândia, Islândia, Irlanda e Alemanha, o clássico “A Morte do Demônio” possui alto teor de violência e horror. Com um orçamento de apenas US$90.000, a obra é frequentemente citada como o melhor filme de terror já produzido.
“A Profecia” (1976)
Título original: “The Omen”
Diretor: Richard Donner
Gênero: Terror, Suspense
Sinopse: “O embaixador americano e a esposa querem muito ter filhos. Quando ela dá à luz um bebê morto e um padre sugere que adotem um recém-nascido saudável e órfão, ele aceita sem contar à mulher. O que ele não sabe é que o bebê é o anticristo.”
Baseado no livro de David Seltzer, o clássico teve duas continuações e um remake em 2006. Bem criticado por cineastas e espectadores, “A Profecia” possui avaliação de 86% no famoso site americano “Rotten Tomatoes”.
“O Sexto Sentido” (1999)
Título original: “The Sixth Sense”
Diretor: M. Night Shyamalan
Gênero: Terror, Terror Psicológico, Suspense
Sinopse: “Um garoto vê o espírito de pessoas mortas à sua volta. Um dia, ele conta o segredo ao psicólogo Malcolm Crowe, que tenta ajudá-lo a descobrir o que está por trás dos distúrbios. A pesquisa de Crowe sobre os poderes do garoto causa consequências inesperadas a ambos.”
Líder absoluto de público, “O Sexto Sentido” foi o filme mais assistido de 1999, liderando o ranking de bilheteria inclusive no Brasil. Indicado a seis Óscars, incluindo melhor filme, a obra debate o espiritismo com um ritmo assustador e um final chocante.
“O Silêncio dos Inocentes” (1991)
Título original: “The Silence of the Lambs”
Diretor: Jonathan Demme
Gênero: Terror, Suspense, Drama
Sinopse: “Clarice Starling, uma das melhores estudantes da academia de treinamento do FBI. Jack Crawford quer que Clarice entreviste o Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento, que cumpre prisão perpétua por vários atos de assassinato e canibalismo. Crawford acredita que Lecter pode ter uma visão em um caso e que Starling, como uma mulher jovem e atraente, pode ser a isca para atraí-lo.”
Terceiro filme a vencer as cinco categorias principais do Óscar, “O Silêncio dos Inocentes” foi uma das primeiras obras a serem amplamente consideradas parte do gênero “Terror” pela academia, dividindo o posto com clássicos como “O Exorcista”.
“Cisne Negro” (2011)
Título original: “The Black Swan”
Diretor: Darren Aronofsky
Gênero: Terror Psicológico, Suspense
Sinopse: “Nina é uma bailarina cuja obsessão pela dança supera todas as facetas de sua vida. Quando o diretor artístico da companhia decide substituir sua prima ballerina para a produção de estreia de "O Lago dos Cisnes", Nina é sua primeira escolha. Sua concorrente é a novata Lily. Embora Nina seja perfeita para o papel do Cisne Branco, Lily personifica o Cisne Negro. A rivalidade entre as duas bailarinas se transforma em uma amizade distorcida e o lado obscuro de Nina começa a vir à tona.”
Baseado no enredo da peça de ballet "O Lago dos Cisnes", "Cisne Negro" é um perturbador terror psicológico muito comentado pela crítica, recebendo boas classificações por especialistas de todo o mundo.
“O Colecionador de Corpos” (2009)
Título original: “The Collector”
Diretor: Marcus Dunstan
Gênero: Terror
Sinopse: “Um ex-presidiário precisa quitar uma dívida antes da meia-noite e, como ele não tem o dinheiro, ele resolve assaltar a casa do seu patrão. Ao tentar abrir o cofre, ele descobre que um assassino em série está na casa aterrorizando a família e percebe que ele é a única esperança que a família tem de se salvar.”
Do roteirista dos últimos 04 lançamentos da franquia “Jogos Mortais”, “O Colecionador de Corpos” é um filme sangrento e repleto de armadilhas improváveis mostradas por ângulos e sequências criativas e perturbadoras.
A Hora do Pesadelo (1984)
Título original: “A Nightmare on Elm Street”
Diretor: Wes Craven
Gênero: Terror
Sinopse: "Freddy Krueger foi queimado vivo e agora está de volta com desejo de vingança. O homem deformado com garras de aço ataca um grupo de adolescentes em seus pesadelos e, para escapar, suas vítimas precisam acordar.”
Primeiro filme da clássica franquia “A Hora do Pesadelo”, a obra continua sendo elogiada por críticos de vários países por sua capacidade de confundir o espectador entre o real e o imaginário.